quarta-feira, 13 de julho de 2011

PATAXÓ HÃHÃHÃE e TUPINAMBÁ PROMOVEM A PAZ NO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA

.

De segunda 18 ate sexta 28 de Julho, indígenas das etnias Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá estarão percorrendo escolas, bibliotecas, sindicatos, associações, pontos de cultura e outros espaços públicos para doarem exemplares de seu novo livro: “Índios na visão dos índios: Somos Patrimônio”, dialogarem com a população promovendo a valorização da diversidade cultura e a paz.

Contando com o apoio do Governo da Bahia, através do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, órgão da SecultBA- Secretaria Estadual de Cultura a ONG Thydêwá coordenou a produção de um livro coletivo escrito e fotografado por 40 indígenas de 10 etnias distintas. O livro “Somos Patrimônio” é resultado de 10 anos de trabalho da ONG, sendo este o 16° título da coleção: Índios na visão dos índios, que já teve seu reconhecimento com os prêmios Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, Prêmio Direitos Humanos 2007, Prêmio Convênio Andrés Bello 2008, Prêmio Mídias Livres 2010.

A ONG Thydêwá realizou em parceria com os Tupinambá já outros livros e outros projetos, inclusive a campanha: Índio quer Respeito em 2003. Já a parceria com os Pataxo Hãhaãhãe começa em 2004 também produzindo livros e conteúdos para internet, realizando a campanha: Índio quer Paz em 2005 e em 2006. Neste ano de 2011, com este novo livro pluriétnico a ONG vem divulgando o trabalho em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, sendo o mês de julho escolhido para divulgar na Bahia. “Foi escolhido especialmente o Território Litoral Sul porque existe na região muita desinformação sobre a História e as Culturas Indígenas, o que gera preconceito e violência”, explica Sebastián Gerlic - Presidente da Thydêwá.

Na quarta 20 quarta feira próxima o grupo se apresentará em Camacan, 21 já na quinta em Itajú do Colônia

Para maiores informações: www.indigenasdigitais.org ou contar Elder Almeida: 73 8159 1023

Nenhum comentário:

Arquivo do blog