domingo, 21 de novembro de 2010

MANIFESTO DE REPÚDIO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E A VIOLÊNCIA POLICIAL






PROJETO ENCANTARTE CELEBRA O DIA DE ZUMBI COM PROTESTO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E MUITA ARTE NEGRA.

As diversas manifestações da cultura negra brasileira são símbolos de um grande exemplo de resistência às adversidades e atrocidades historicamente cometidas à esta população que teve e tem significativa contribuição na constituição política, econômica, social e cultural deste país. É inaceitável que em pleno Século XXI tenhamos que conviver com a intolerância oriunda de um sistema que embora não seja oficial, tem manifestado, através do poder repressivo a face de do racismo institucional.

No dia vinte e três de outubro de 2010, um pelotão da Polícia Militar da Bahia, invadiu o Assentamento D. Helder Câmara, em Ilhéus, provocando à essa comunidade de trabalhadoras rurais um momento de terror, tortura e violência racial.
A sacerdotisa, filha de Oxossi, Bernadete Souza, que havia questionado sobre a ilegalidade da presença do pelotão da polícia na área do assentamento, sem justificativa e sem mandado judicial, sob mira de metralhadoras, pistolas e fuzil, foi brutalmente torturada, sendo colocada pelas autoridades em cima de um formigueiro onde foi atacada por milhares de formigas provocando graves lesões no momento em que esta encontrava incorporada pelo orixá Oxossi. Segundo os policiais, isto “afastaria satanás”, ao tempo em que os demais trabalhadores eram mantidos sob a mira das armas. Após a seção de tortura a sacerdotisa foi arrastada pelos cabelos por quase 500 metros e em seguida jogada na viatura.

Cenas semelhantes a esta se repetem todos os dias nas periferias do nosso país e em nossa cidade não é diferente. Nossos jovens, em especial os negros são vitimados pela violência provocada pela abordagem policial, como se todo preto favelado fosse um marginal.

Não podemos tolerar que atos desta natureza se perpetuem pois a violência que se constitui do racismo institucional tem sido banalizada no dia-a-dia das comunidades negras como se fosse algo natural.

Neste dia DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o PROJETO ENCANTARTE vem, por meio deste, manifestar o apoio à sacerdotisa Bernadete Souza, além de expressar o REPÚDIO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À VIOLÊNCIA POLICIAL à qual foi vítima Bernadete e tantos outros povos de terreiro.

Conclamamos a sociedade a permanecer vigilante aos trâmites legais das apurações dos fatos e estejamos unidos para não permitirmos a impunidade, pois como disse o sacerdote Ruy do Carmo Póvoas em discurso na I Mostra do Ponto Imagem e Som: Cultura Afro, dia 18 de novembro de 10, no Centro de Cultura Adonias Filho – Itabuna: “...Hoje foi Bernadete, amanhã pode ser Ruy Póvoas, DesdêmoNa, depois pode ser qualquer um de nós (negros)”.

NÃO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA! NÃO À VIOLÊNCIA POLICIAL! NÃO AO RACISMO INSTITUCIONAL!

QUE VIVA ZUMBÍ EM NOSSA AÇÃO QUILOMBISTA!

PROJETO ENCANTARTE NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ITABUNA – BA 20 novembro de 2010

VISITE NOSSO ÁLBUM DE FOTOS VIRTUAL, NO LINK:

http://picasaweb.google.com/acaipontodecultura/EncantarteConscienciaNegra20112010#

Nenhum comentário:

Arquivo do blog