quinta-feira, 1 de julho de 2010

TERREIRADA 2010



De 22 a 23 de Julho de 2010 será realizado o I Seminário de Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira da Região Grapiúna, na Cidade de Itabuna/BA.


O Projeto Terreirada 2010 é proposto em dois momentos, sendo:

•I Seminário Sócio/Cultural das Comunidades Religiosas de Matriz Africana, da Cidade de Itabuna e Região Grapiúna, promovendo o primeiro diálogo amplo e aberto, entre esses coletivos, composto atualmente por 44 Comunidades Tradicionais, identificadas em Mapeamento (Ponto de Cultura/ACAI/2009), somente na cidade de Itabuna/BA, mas, também, entre outros segmentos religiosos e a sociedade civil organizada. A Projeto propõe palestras, Exibições fotográficas dos Terreiros/Templos, Stand de livros e material de leitura com a temática Afro-Brasileira, roda de capoeira, samba de roda, percussão e dança afro, leitura de textos e poemas. Além de Comida típica Baiana.

•Cerimônia Pública em homenagem aos Ancestrais e a Orixá Oxalá (Orixá Patrono da Cidade de Itabuna) ministrado por Sacerdotes/isas de Templos de Matriz Africana. Apresentações de Grupos culturais de Matriz Africana.

A Cidade de ITABUNA, foi contemplada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, com o Projeto Terreirada. O Projeto foi um dos ganhadores do Edital 01/2009 SEPROMI/BA.
O evento acontece num momento histórico em que se comemora o Centenário da Cidade de Itabuna, terras adubadas com o suor e o sângue dos negros escravos africanos. Seus descendentes ainda guardam sua cultura e suas tradições ancestrais e ainda buscam seu espaço neste Brasil Multicor.
Com o propósito de direcionar essa "busca" estamos promovendo esse diálogo, com a intenção de valorizar esses descendentes, criamos um espaço para que eles mostrem sua arte e seu talento, com o desejo de agradecer a nossos ancestrais, vamos nos reunir e juntos orar e louvar ao nosso Criador.
Vivenciamos na Região Grapiúna uma situação de conflito, onde as etnias tradicionais continuam lutando por um re-conhecimento às suas tradições e direitos. Se faz necessário provocar e promover o diálogo entre os diversos "atores sociais" envolvidos, inclusive, outras comunidades tradicionais que enfrentam as mesmas questões, relativas ao preconceito, a violência, a discriminação e o desrespeito.

Itabuna não vai comemorar seu Centenário sem prestar sua justa homenagem aos seus ancestrais e a cultura Afro-Brasileira.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog