domingo, 16 de agosto de 2009

I Encontro dos Pontos de Cultura do Litoral Sul da Bahia


O Seminário Pontos de Cultura; Um Diferente Pensado aconteceu durante o I Encontro dos Pontos de Cultura do Litoral Sul, que aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz, dia 14 de agosto de 2009. Na solenidade de abertura estavam secretários Municipais de Cultura de prefeituras do interior, agentes, gestores e empreendedores culturais, repórteres, sacerdotes e sacerdotisas, coordenadores, diretores, oficineiros, voluntários e artistas dos pontos de cultura . A solenidade foi aberta pela vice reitora, a senhora Adélia Maria Carvalho de melo Pinheiro e do pró reitor de extensão o Senhor Raimundo Bonfim, que deram as boas vindas às comunidades dos pontos de cultura do Litoral Sul. Compuseram a mesa a Srª Rita Clementino representando a SECULT/BA, o Sr. Márcio Caires Presidente do fórum dos pontos de cultura da Bahia e Presidente da Ação Griô Nacional, o Sr Luiz Dantas representante do território Litoral Sul dos pontos de cultura da Bahia e representante da equipe organizadora do evento, dos Presidentes das fundações culturais de Itabuna e Ilhéus, os senhores Ciro de Matos e Maurício Corso e da professora Silmara representando o núcleo de cultura da UESC. O hino nacional foi cantado pelas meninas do Coral do Ponto de Cultura “Canto Coral” da UESC. Durante a manhã foram proferidas as palestras “O que é ponto de cultura. (Rita Clementino SECULT/BA), e “Cultura como filosofia de vida (Márcio Caires (Ação Griô), que mostraram os pontos técnicos e lúdicos que envolvem o desempenho de um ponto de cultura, suas dificuldades e possibilidades. O período da manhã foi encerrado com apresentação do Coral de Pescadores e Marisqueiras de Itapetinga, momento de emoção e beleza. Um cortejo da filarmônica 02 de janeiro conduziu os participantes até o restaurante onde foi servido o almoço. No início da tarde houve a apresentação dos Pontos de cultura do litoral sul, onde seus coordenadores e diretores falaram acerca das atividades desenvolvidas, sendo:
Canto Coral da UESC: Suzie Farias
Associação do Culto Afro Itabunense da cidade de Itabuna: Desdêmona Dantas
Filarmônica 02 de Janeiro da cidade de Canavieiras: Áurea.
Banda Sinfônica de Itabuna: Vilobaldo.
Centro de Artes Integradas de Ilhéus: Leto Nicolau.
Libélula, tribo das meninas de Itacaré: Francesca Maninni.
Os Grupos de trabalho abordaram temas como identidade cultural da região, leis de incentivo, gestão compartilhada, e municipalização da cultura. Tiveram como facilitadores os Professores Samuel Marques, Ivone Rubio, e Maurício Corso.
A feira cultural aconteceu durante todo o evento com distribuição de material de divulgação, venda de produtos artesanais, doces e comidas típicas. Apresentações culturais variadas mostraram a riqueza da diversidade regional, tivemos:
Apresentações da Filarmônica 02 de janeiro de Canavieiras.
Apresentações da Banda Sinfônica de Itabuna.
Apreentação de Hip Hop com a tribo das meninas da Libélula de Itacaré e com o grupo do CAIS/Ilhéus.
Apresentação do número “Todas As Cores” da oficina de teatro da ACAI/Itabuna.
Roda de Capoeira e samba de roda com o Instrutor Sedex e alunos da ACAI/Itabuna.
Apresentação musical de Suzie e Selma Reis ACAI/Itabuna.
O evento promete ser o primeiro de muitos devido ao sucesso de público e participação, também, devido à importância desse intercâmbio de atividades e informações entre as instituições culturais do território em busca de soluções comuns, na luta por uma política pública justa, por uma melhor divulgação das suas atividades, e por um melhor atendimento ao público alvo que é alcançado por essas instituições.
Os Pontos de Cultura são organizações não governamentais, que atendem a comunidades extremamente carentes, a maioria passa por sérias dificuldades financeiras por serem de natureza filantrópica sem fins lucrativos e atender um público que não pode pagar por serviços. Trabalham a capacitação, formação, educação, a cidadania e o lúdico.

Patrocínio:
Premio de pequenos eventos culturais
Programa Cultura Viva
Programa Mais Cultura
Ministério da Cultura
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Programa Pontos de Cultura da Bahia
Grupo dos Pontos de cultura do Litoral Sul:
Ponto de Cultura Canto Coral - UESC
Associação do Culto Afro Itabunense-Itabuna.
Filarmônica 02 de Janeiro – Canavieiras.
Banda Sinfônica de Itabuna- Itabuna.
Centro de Artes Integradas de Ilhéus- Ilhéus.
Libélula, Tribo das Meninas- Itacaré
Universidade Estadual de Santa Cruz
Fórum dos agentes, gestores e empreendedores culturais do litoral sul.

Comissão organizadora:
Alessandra, Áurea, Suzie, Cintya, Lula, Leto, Silmara, Vilobaldo, Francesca, Juliana.

Agradecimentos:
Djan Buffet
Comunidade do Terreiro Ilè Ase Oya Funké
Luana Souza (Jornal Agora)
Lene do Ponto de Cultura de Itapetinga
Professor Raimundo Bonfim
Professor Samuel Mattos
Professora Ivone Rúbio
Márcio Griô
Rita Clementino
Maurício corso
Pawlo cidade
Professora Cleonice Almeida
Ariel Figueiroa (Coluna de Turismo)
Maria Alice Araujo (Programa Boa tarde mulher)
Valter Machado (Programa Valter Machado)

Um comentário:

LBM telemensagem disse...

Parabéns a vocês pelo excelente trabalho de organização e disciplina demonstrado no I Encontro dos Pontos de Cultura do Litoral Sul da Bahia.
Ah !!! Parabéns pelos excelentes “quitutes” distribuído no evento, não tive tempo de agradecer pessoalmente mas fica aqui meus agradecimentos


Wellington Thiago
Multimídia Projeto Musicarte - Filarmônica 2 de Janeiro

Arquivo do blog