sábado, 8 de agosto de 2009

I Seminário dos Pontos de Cultura do Litoral Sul


Dia 14 de agosto, sexta-feira, das 9:00 as 17:00, acontecerá na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) o Seminário “Pontos de Cultura; um diferente pensado!” que pretende reunir todos os Pontos de Cultura do Litoral Sul da Bahia para um intercâmbio de idéias e experiências como desdobramento das atividades desenvolvidas por estes no 1° semestre de 2009.
Além disso, esperamos contar com a presença de toda a comunidade interessada pela cultura da nossa região no sentido de firmarmos parcerias e projetos futuros.
Este Seminário vai ao encontro das diretrizes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no sentido de resgatar, estimular e repensar a produção, a gestão e as políticas públicas na área da cultura de acordo com os territórios de identidade e das singularidades de cada comunidade tecendo assim uma ampla rede de atuação.
Além da presença de representantes da SEcult, do Fórum dos Pontos de Cultura do Estado da Bahia e da Uesc, atividades como palestras, grupos temáticos, feira cultural e apresentações culturais estarão acontecendo durante todo o dia.
No Estado da Bahia temos atualmente 220 Pontos de Cultura, alguns conveniados diretamente ao Ministério da Cultura (MINC) e outros conveniados diretamente a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) segundo novo modelo que visa a descentralização e democratização da cultura como política de estado e não de governo.
Inúmeras ações tem sido desenvolvidas em todo o país neste sentido, por isso a importância deste Seminário como forma de divulgar e discutir as ações dos pontos de cultura do litoral sul e de todo o estado.
Os palestrantes são Márcio Caires Presidente da Ação Griô Nacional, e do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia.
Renata Camarotti Coordenadora dos Pontos de Cultura da Bahia/SECULT

Uma parceria dos Pontos de Cultura do litoral Sul e do Ministério da Cultura
Ponto de Cultura Libélula - Itacaré - responsável técnica Francesca Mannini/ Itacaré
Ponto De Cultura Associação Do Culto Afro Itabunense - Luiz Dantas/ Itabuna
Ponto de Cultura Banda sinfônica de Itabuna - Vilobaldo/ Itabuna
Ponto de Cultura teatro D. Baratinha quer casar - Paula Barreto/Ilhéus
Ponto de Cultura Centro de artes integradas de Ilhéus - Letto Nicolau/ Ilhéus
Ponto de Cultura Casa dos Artistas - Romualdo/Ilhéus
Ponto de Cultura Ibarte - Instituto Bahiano de artes - Kaline/ Ilhéus
Ponto de Cultura Orquestra sinfônica de canavieiras - Áurea/ Canavieiras
Ponto de Cultura Canto Coral - Tereza/ UESC

Nenhum comentário:

Arquivo do blog