O Ponto de Cultura Associação do Culto Afro-Itabunense (ACAI), por meio do Projeto Vivências: Tradição Oral da Nação Ketu, realiza no dia 1º de novembro, às 18h, uma Roda de Conversa com o tema:
“Desafios para a Implementação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Itabuna-BA.”
O encontro contará com a presença de Danilo Souza, Superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Porto Seguro (SUPIR), membro de Comunidade Tradicional de Terreiro e referência na gestão pública voltada à igualdade racial.
O município de Porto Seguro, onde Danilo atua, foi um dos primeiros da Bahia a aderir ao Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), há mais de dez anos, sendo reconhecido pela efetiva implementação de políticas públicas voltadas à reparação, equidade e valorização da cultura afro-brasileira.
Em Itabuna, o diálogo se fortalece com a recente adesão, no dia 23 de setembro de 2025, à Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, um importante passo rumo à consolidação de políticas públicas de reparação histórica, promoção da igualdade racial e fortalecimento das tradições afro-brasileiras.
A Vivência é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna, reforçando a importância da cooperação entre poder público e sociedade civil na construção de uma cidade mais justa, plural e comprometida com os direitos das populações negras e tradicionais.
🗓 Data: 01 de novembro de 2025
🕕 Horário: 18h
📍 Local: Ponto de Cultura Associação do Culto Afro-Itabunense – Itabuna-BA
🤝 Parceria: Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna
Celebrando o Mês da Consciência Negra, seguimos firmes na luta pela valorização da identidade, da cultura e da história do povo negro.
O Projeto Vivências: Tradição Oral da Nação Ketu é uma realização da ACAI, contemplado no edital nº 009/2025 de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc em Itabuna-BA, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
#ProjetoVivências #ToqueVassi #Ogum #CulturaAfro #TradiçãoOral #PercussãoSagrada #PontoDeCultura #ItabunaO toque Vassi: estrutura rítmica, variações e interpretação simbólica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário