terça-feira, 16 de abril de 2013

TERRITÓRIO LITORAL SUL CELEBRA A CIDADANIA E A DIVERSIDADE CULTURAL



O Fórum de Cultura da Bahia consolidou a sua presença no Território Litoral Sul promovendo reunião de construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul.

 O evento aconteceu no dia 13 de abril de 2013, às 16:00, na sede do PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/ACAI. A atividade aberta pela Iyálorixá Mãe Vanda, Presidente do Ponto de Cultura ACAI, contou com a presença de mais de 100 participantes, entre agentes e gestores culturais, artistas, lideranças de grupos culturais de matriz africana e indígena, de 07 cidades do Território. Na ocasião foi criado o Grupo de Trabalho que tem a finalidade de definir estratégias para integrar os 26 municípios que compõem o Litoral Sul à discussão político cultural. O Grupo definiu:
  • CRIAR O CONSELHO DO TERRITÓRIO LITORAL SUL NO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA COM AS REPRESENTAÇÕES QUE ATENDERAM A CONVOCAÇÃO;
  • PROMOVER A COMUNICAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS AUSENTES;
  • PROMOVER A ITINERÂNCIA DAS REUNIÕES DO CONSELHO PELO TERRITÓRIO;
  • PROMOVER A ARTICULAÇÃO COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL ;PARA GARANTIR RECURSOS PARA O CUMPRIMENTO DESSAS METAS,
  • REALIZAR A 1ª REUNIÃO DO CONSELHO TERRITORIAL NO DIA 04 DE MAIO DE 2013, 14:00, NA SEDE DO PONTO DE CULTURA ACAI. TENDO COMO PAUTA A CRIAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO E A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS.

                                                                                                   
Na oportunidade foram apresentados relatórios e entregue certificados de dois projetos em execução na Região Grapiúna, Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 – Funarte/MinC, realizados em parceria com o Ponto de Cultura ACAI:

 O Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor, realizado por Mestre Lumumba – (Benedito Luiz Amauro) – São Luiz do Paraitinga – SP.
O Projeto fomenta a implantação de 04 núcleos de formação, restauração e fabricação de atabaques escavados em madeira, nas cidades de Itacaré (Casa dos Bonecos e Quilombo D’oiti), Arataca (Assentamento Terra Vista), Pau Brasil (Comunidade Pataxó), e Itabuna (Ponto de Cultura Associação Do Culto Afro Itabunense/ACAI);

O Projeto IFÁ AYÁ – realizado por Sara Uchoa – Rio de janeiro – RJ.
O projeto propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura e grupos culturais de matriz afro brasileira, a manutenção do laboratório de informática e a formação em audiovisual utilizando software livre.

                  A Festa do Tambor!!! Contou com as presenças de:

Grupo de Capoeira Humaitá, Grupo Afro Encantarte, Rita Pinheiro, Egnaldo França,  Ebanno,  Mestre Lumumba, Ricardo Dantas, Hugo Xoroquê,  Cine Clube Mocamba,  Walmir do Carmo, Jorge Rasta & Família Casa dos Bonecos.   
                                                         

Visite álbum de fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.139765432872770&type=1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog