sexta-feira, 29 de março de 2013

CONVITE FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - LITORAL SUL


                                                                              



 CONVITE











 CONVITE

O Fórum de Cultura da Bahia com a intenção de consolidar sua participação no Território Litoral Sul vem convidar as 26 cidades do território a participar da reunião de construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul.

 O evento acontecerá no dia 13 de abril de 2013, às 16:00, na sede do PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/ACAI Localizado à Rua Inglaterra, 497, Complemento Barracão. Bairro São Judas Tadeu. Itabuna - BA. CEP: 45605 125
                                                                                                   
Na oportunidade, serão apresentados relatórios de dois projetos em execução na Região Grapiúna, Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 – Funarte/MinC, em parceria com o Ponto de Cultura ACAI:

 O Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor, realizado por Mestre Lumumba – O Projeto implanta 04 núcleos de restauração e fabricação de atabaques escavados em madeira, nas cidades de Itacaré (Casa dos Bonecos), Arataca (Assentamento Terra Vista), Pau Brasil (Comunidade Pataxó), e Itabuna (Comunidades de Matriz afro Brasileira/Ponto de Cultura/ACAI).
 
O Projeto IFÁ AYÁ – realizado por Sara Uchoa – O projeto propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura e grupos culturais de matriz afro brasileira e a formação em audiovisual utilizando software livre. O intercâmbio é uma oportunidade para realizar oficinas de cultura digital e de aprofundar a pesquisa sobre metodologias de ensino-aprendizagem junto a Povos de Terreiro, comunidades onde a prática e o aprendizado se dão pela oralidade.
                
Programação:
16:00  Roda de Abertura – Povos Tradicionais de Terreiro
16:20  Apresentação dos Representantes de Fóruns e Conselhos de Cultura do     
           Território Litoral Sul
17:00  Construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul
18:00  Apresentação do Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor
18:30  Apresentação do Projeto IFÁ AYÁ
19:00  Apresentações Culturais – A Festa do Tambor!!!

Grupo de Capoeira Humaitá    Grupo Afro Encantarte   Rita  Pinheiro   
Egnaldo França  Ebanno    Mestre Lumumba    Ricardo Dantas  
 Hugo Xoroque  Cine ClubeMocamba  Walmir do Carmo  Casa dos Bonecos                                                              

20:00  Roda de Encerramento – Povos Tradicionais de Terreiro

                                                          Para mais informações:
Lula Dantas                                                     Rafael Batista
73 3612 0175                                                    73 9144 9690
     acaipontodecultura@gmail.com                                          rafiusk_22@hotmail.com
                                                                   
 





                                                            
                                                                                                   O FÓRUM               






O FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

O Fórum é um espaço democrático de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia se dispondo a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado.

Como instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão das políticas culturais do Estado da Bahia, objetiva acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esferas municipal, estadual e federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona também a apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, editais e chamamentos públicos da área cultural. Também promove capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.

O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir, peitar, encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. Tem ainda por objetivo promover e fortalecer os Fóruns Municipais de Cultura no Estado.

É chegada a hora.


O Fórum de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog