Prezad@S Parceir@s do Programa Cultura Viva.
20 de setembro de 2012, vivenciamos neste dia um momento singular para a cultura brasileira. Uma Ministra de Estado recebendo em audiência aberta e stremada, Representantes de Movimentos socioculturais da cultura digital de 20 Estados da Brasil, que lotaram a sala de reuniões da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/SCDC/MinC, para apresentar as boas vindas e as principais pautas à Srª Marta Suplicy. Além da Ministra estavam presentes a Secretária Márcia Rollemberg/SCDC, vários funcionários, Coordenadores e Diretores da SCDC, SEC, IPHAN, SPC e vinculadas.
A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/CNPdC estava representada por Dayse Hansa/DF, Lula Dantas/BA/Matriz Africana e Mestra Doci/PRB/Ação Griô Nacional. Estavam presentes Representantes e Coordenadores de vários Pontos de Cultura, entre eles o Chico Simões, Patrícia Ferraz e Alexandre Santine (Este último Apresentado “equivocadamente” como Representante da CNPdC), Representantes de Coletivos Mídialivristas, Rádios Comunitárias, Cineclubes, Hip Hop, Povos de Terreiro e várias Redes, além de gestores culturais que fizeram uso da palavra e defenderam várias bandeiras de luta do Movimento Sociocultural brasileiro.
As representações tiveram cada um 03 minutos para fazer suas falas, foram apresentadas também cartas coletivas e ofícios. Lula Dantas fez a leitura da CARTA DOS PONTOS DE CULTURA DO BRASIL À MINISTRA MARTA SUPLICY, e protocolou o ofício, conforme textos construídos colaborativamente, solicitando agenda e sinalizando pautas. (Links para os documentos abaixo, ao final dessa mensagem) Mestra Doci/Ação Griô Nacional emocionou a Ministra e a platéia com sua reivindicação de atenção para os Mestres de Tradição Oral.
Foi protocolado, também, ofício em nome da Comissão Nacional de Povos Tradicionais de Terreiro/CNPTdT, ação na qual o GT Matriz Africana/CNPdC tem importante contribuição e representação, Texto criado colaborativamente em documento aberto com a CNPTdT, solicitando agenda e sinalizando pautas. Foi mencionada a atenção dispensada por parte da Secretária Márcia Rollemberg/SCDC, na realização da primeira ausculta nacional implementada pelo Governo Federal para esse Povo ignorado das políticas públicas, novembro/2011. O objetivo do Grupo é encaminhar as propostas e demandas prioritárias, apontadas na Oficina Nacional do Maranhão/2011, onde faz-se necessário o apoio e a vontade política do Ministério da Cultura e da Presidenta Dilma.
A Ministra Marta foi criteriosa nas palavras, ouviu atentamente a todas as falas, sinalizou 05 dias úteis de trabalho à frente do MinC, apontou como meta uma marca do seu governo, a inovação e a inovação para a era digital. E, solicitou que os agentes apresentem o que é novo para a cultura brasileira, em minha fala eu reiterei, “Srª Ministra, o Novo em política cultural no Brasil e no mundo é O Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura…”
Apesar da sala de reuniões lotada, apenas uma pequena e representativa parcela dos agentes e ativistas culturais estavam presentes e tiveram direito a fala, por conta do tempo. Apenas os “mais conectados”, e mesmo entre estes foram poucas as representações dos Grupos populares e tradicionais, diante da nossa diversidade.
Reflexões das falas da Ministra:
O PROGRAMA CULTURA VIVA, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA E A INOVAÇÃO, SÃO “OUSADIAS” NECESSÁRIAS PARA ALÇAR O PAÍS AO SÉCULO 21.
A MINISTRA TEM FORÇA E ARTICULAÇÃO POLÍTICA PARA OUSAR, DEMONSTROU CORAGEM E BOA VONTADE PARA FAZÊ-LO, AO MENOS NO DIÁLOGO E NO DISCURSO, ASSIM COMO, CONHECIMENTO DA MÁQUINA ESTATAL.
SEJA BEM VINDA MINISTRA MARTA SUPLICY!
AXÉ PRA QUEM TEM FÉ!
***
LINKs DE DOCUMENTOS QUE FORAM ENTREGUES/PROTOCOLADOS À MINISTRA:
SUBCOM/CNPdC
#culturavivajá
Nenhum comentário:
Postar um comentário