A Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais/SECOMT/ SEPPIR, realizou de 28 a 29 de janeiro, no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio/CNTC, em Brasília/DF, Oficina de Formação Sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal, para lideranças e agentes de Povos e Comunidades de Matriz Africana de todas as regiões do país.
Segundo Silvany Euclênio, Diretora/SECOMT, a atividade teve a intenção oferecer formação em elaboração e gestão de projetos culturais, de apresentar o sistema de convênios do Governo Federal /SICONV para as lideranças e agentes que não celebraram ainda convênios com o Estado e, para conveniados da SEPPIR, para nivelar informações e apresentar o OBTV, Nova ferramenta dento do SICONV por onde serão realizados os pagamentos. Segundo Silvany, o fortalecimento dos grupos tradicionais passa pela formação e pelo aprendizado do uso das ferramentas que estão postas pelo Estado.
A complexidade do SICONV, acrescida dessa nova ferramenta não será um elemento facilitador para o conveniamento de Instituições que representem os Povos de Matriz Africana. Essa foi a principal preocupação de muitos participantes.
Além dessa formação técnica, tivemos um dia de rodas de conversa com o tema "As Matrizes africanas no brasil, Elementos conceituais para o diálogo com o Estado."
A atividade contou com a presença e a contribuição de Makota Valdina Pinto, militante do Povo negro de Salvador, defensora da tradição do Povo Bantu do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário