quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS – RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM PONTOS DE CULTURA 2012 - ITABUNA - BA


A Coordenação do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, orgulhosamente anuncia o início da  execução dos Projetos contemplados no Prêmio Funarte Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura - 2012. Dois artistas, de 06 que apresentaram projetos em parceria com o Ponto de Cultura ACAI, foram contemplados pelo Prêmio. 

"A Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através de iniciativas de residências, que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica, fortalecendo e realimentando com ações inovadoras a rede de artistas e pontos de cultura e comunidades que, direta ou indiretamente, se relaciona com o projeto desenvolvido. "  

(Acesse mais informações sobre o Prêmio no SITE DA FUNARTE)

CONHEÇA UM POUCO DOS DOIS PROJETOS APROVADOS:

PROJETO OMO YLÚ – Artista premiado MESTRE LUMUMBA/São Paulo
Release: Omo Ylú, O reencontro com os filhos do Tambor.
Tem como objetivos compartilhar os saberes e fazeres acerca da construção de tambores escavados, conforme as técnicas  tradicionais.
Promover a sustentabilidade das manifestações culturais de origem afro-brasileira nas comunidades envolvidas.

Produtos finais previstos:
Capacitação de nove multiplicadores dos conhecimentos relativos ao ofício do Omo-Ylú;
Constituição de uma rede nordestina de Omo-ylús;
Compartilhamento dos cânticos e toques de atabaque de origem yorubana com os povos de terreiro da região de Itabuna;
Realização de um encontro entre todos os participantes das atividades do projeto em um local público na cidade de Itabuna.

1ª Reunião 19/02/2013/sede da ACAI - 19h00min

PROJETO IFÁ AYÁ  – Artista premiada SARA UCHOA/Rio de Janeiro
Release: Ifá  aya, lei moral ditada pela consciência de cada um, que permeia a vida cotidiana e a responsabilidade coletiva na tradição Yorubá.
O projeto propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense e a formação audiovisual utilizando software livre. Como espaço de confluência do material produzido, propõe-se um webdocumentário.

O suporte prioritário da documentação será vídeo, porém poderemos utilizar outras mídias (áudio e escrita) conforme oportunidade de registro. As oficinas serão divididas em dois blocos de uma semana com tempo para produção no intervalo entre elas. A primeira série acontecerá no segundo mês de projeto e abordará introdução ao software livre, linguagem audiovisual, fotografia e roteiro. A segunda série acontecerá no quarto mês e focará na edição do material audiovisual produzido.

O intercâmbio será uma oportunidade para realizar oficinas de cultura digital, demanda do Ponto de Cultura, e de aprofundar a pesquisa sobre metodologias de ensino-aprendizagem junto a Povos de Terreiro, comunidades onde a prática e o aprendizado se dão pela oralidade.  As oficinas acontecerão no primeiro semestre de 2013 na sede da ACAI.

1ª Reunião 23 de março de 2013/ Sede da ACAI – 17h00min

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:
Coordenação Ponto de Cultura ACAI: LULA DANTAS
Telefones: 73 3612 0175 / 73 9111 7096
E-mail: acaipontodecultura@gmail.com
Twitter: @acai_ba
Endereço: Rua Inglaterra, 497. Complemento Barracão. Bairro São Judas Tadeu
Itabuna - BA  CEP: 45605 125
De segunda a sábado, das 14h00min às 18h00min


Sara Uchoa:  "Sara G Uchoa"  saraguchoa@gmail.com

Mestre Lumumba: "Benedito Luiz Amauro"  lumumba.tambores@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog