sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EQUIDADE PARA INFÂNCIA


TwitterLinkedinFacebookGoogleDiggDeliciousBloggerTumblrOrkut
  Conferências V Congresso Mundial    |   Número 45Novembro  |  Ano 2012  

V Congresso Mundial pelos Direitos da Infância e Adolescência
Durante a semana de 15 a 19 de outubro, teve lugar na Argentina, o “V Congresso Mundial pelos Direitos da Infância e Adolescência”. Com o tema Infância, Adolescência e Transformação Social”, o evento se orientou a esta discussão, considerando a infância como possibilidade de transformação e emancipação e, ao mesmo tempo, revisando como as transformações sociais afetam crianças e adolescentes. Equidade para a Infância participou ativamente no Congresso Mundial, organizando algumas das suas jornadas.

Este número está dedicado a compartilhar uma parte do discutido nos encontros prévios e no V Congresso Mundial, o qual contou com a presença de mais de 10 mil pessoas provenientes de 38 países. Em um dos painéis das jornadas pré-congresso levadas a cabo por Equidade para a Infância com o apoio da Secretaria Nacional da Infância, Adolescência e Família (SENNAF), as reflexões giraram em torno do tema central do congresso, isto é, a infância em vinculação com os processos de transformação social. Em outro painel, especialistas nacionais e internacionais, e profissionais do âmbito acadêmico, governamental e social debateram sobre os temas pobreza, estratégias de medição das condições de vida, direitos e políticas públicas.

O V Congresso Mundial reuniu acadêmicos/as, artistas, organizações não governamentais, representantes de organismos internacionais e responsáveis das áreas da infância e adolescência do setor público. Paralelamente, aproximadamente 1000 meninos e meninas realizaram o Primeiro Congresso Argentino de Crianças e Adolescentes, com uma programação própria. Celebramos que haja havido espaço para a reunião e deliberação entre crianças e adolescentes. Não obstante, a limitada interação entre adultos/as e crianças no marco das atividades da semana, nos convida a repensar, nos próximos encontros, maneiras mais orgânicas de potencializar a co-participação entre estes sujeitos, sem desconhecer que as diferenças entre uns e outros fazem com que não seja suficiente apenas “compartilhar o debate”, senão que mais esforços são necessários.

Nós de Equidade para a Infância consideramos que a interlocução entre diferentes atores, no marco de um evento da magnitude do Congresso Mundial, adquire um grande valor ao criar condições especialmente propícias para a reflexão crítica, a aprendizagem mutua, o intercambio de experiências e saberes, bem como para a criação de compromissos coletivos a favor das crianças e adolescentes. 
Jornada Pré-Congresso
Conferências de: Simon Hoffman, Swansea University (Gales) e Alberto Minujin, New School University 


Infância, Adolescência e Transformação Social
Conferência de Jens Qvortrup


Teoria da infância. Proposta para um enfoque latino-americano
Conferência de Eduardo Bustelo


Infância, adolescência e o desafio da equidade
Conferência de Alberto Minujin


Políticas públicas e Condições de Vida de Crianças e Adolescentes
Conferências de:
Gabriel Lerner; Ana María Edwin y Valeria Llobet
Alberto Daniel Cimadamore, Claudio Comari y Alberto Minujin
Alejandro Acosta y Ana Cerruti

Infância, desigualdade e pobreza na América Latina
Conferências de: Ernesto Duran, Helia Molina, Alicia Canetti y Alberto Minujin



Nenhum comentário:

Arquivo do blog