terça-feira, 8 de junho de 2010

IV Encontro dos dirigentes Municipais de Cultura da Bahia




Relatório da participação do Representante do Litoral Sul no IV Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia.

Há braços Nordestinos,
--
Lula Dantas
Coordenador Ponto de Cultura
Associação do Culto Afro Itabunense
G 08 Rep. Litoral Sul/Comissão de
Comunicação/BA
Comissão Nacional dos Pontos de
Cultura
Colegiado Matriz Africana
73 3612 0175


IV Encontro dos Dirigentes municipais de Cultura da Bahia

Abertura na Sala principal do Teatro Castro Alves

30/05/2010

O evento contou com a presença de um grande público, representantes e autoridades do Ministério da Cultura, MDA, CET, SEPLAN, SECULT, Governo do Estado da Bahia, Conselho Estadual de Cultura, Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas.

Foi anunciado o lançamento do Programa de Filarmônicas, com um belo espetáculo, apresentado por várias filarmônicas do Estado. O Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles deu o “Tom”, ao provocar os músicos e regentes acerca das possibilidades de arranjos e acréscimo de ritmos e tendências contemporâneas ao repertório das filarmônicas.

Os Representantes dos PCs ficaram hospedados no mesmo hotel, o que possibilitou a colaboração e a carona/taxi solidário.

31/05/2010

Centro de Convenções da Bahia

A Senhora Normelita da Silva, Coordenadora Geral do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, deu as boas vindas, com muita simpatia e positividade. Seguida pela Senhora Ângela Andrade (Superintendente de Cultura da Bahia), o Senhor Márcio Griô (Colegiado Executivo do Fórum dos PCs da Bahia), e o Senhor Ubiramar de Souza ( Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia CET).

Foi utilizada a metodologia de painéis integrados, onde foram abordados temas, como:

Políticas Públicas (Isaura Botelho), e Diversidade Cultural (Jose Márcio de Barros)

Redes Sociais (Cássio Martinho), e Pontos de Cultura (TT Catalão)

Diálogo sobre o Sistema Nacional de Cultura ( Roberto Peixe Coordenador do Sistema Nacional de Cultura - SAI/MINC), e Lei Orgânica de cultura da Bahia ( Neuza Hafner Britto Chefe de Gabinete – SECULT/BA)

Economia da Cultura e Mecanismos de Fomento:
Carlos Paiva (Superintendente de Promoção Cultural); Pola Ribeiro (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia);
Gisele Nussbaumer (Fundação Cultural do Estado da Bahia).

Patrimônio e Memória:

Frederico Mendonça (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia); Hirton Fernandes (Núcleo de Culturas Identitárias);
Ubiratan Castro de Araújo
(Fundação Pedro Calmon).

Foram proferidas palestras importantes, nós dos PCs, tivemos um momento de diálogo com o Secretário de Cidadania Cultural TT Catalão, muito esclarecedor, principalmente para aqueles que não conheciam o sucessor do Célio Turino. Que se mostrou aberto e simpático a nossa causa, assim como extremamente conhecedor da realidade cultural nacional. Onde nos alertou que “Não existe almoço de graça”. Ressaltando que tudo tem um preço e que é necessário muito trabalho.

01/06/2010

Com o tema, Desenvolvimento Territorial da Cultura, foi iniciado o dia com as falas da Senhora Ângela Andrade (SEDECULT), e de Representantes da SEPLAN, CET e MDA.

O G08 se reuniu no período da manhã, onde decidiu por enviar moções à Lei Griô, Programa Cultura Viva, Procultura, Sistema Nacional de Cultura e Lei Orgânica Estadual da Cultura, além da Carta de articulação para formação em audiovisual. Foi decidida também a substituição do Representante Júnior Pinheiro, que não participa atualmente de Pontos de Cultura da Bahia, com a indicação do nome de Luiz Dantas. Assim como, a reformulação da Comissão de Comunicação com a saída de Júnior Pinheiro e Reginaldo, entrando Antenor Júnior e Cristina Alves.

No Encontro do G 26, à tarde, foram discutidas a participação política do Fórum, aceitas as indicações das substituições, descritas as ações do grupo com um breve histórico, discutidas possibilidades de atividades em parceria e informes acerca do trabalho da Comissão de Comunicação. Mas, a reunião da Comissão de comunicação não aconteceu. Lu Cachoeira apresentou a proposta de um grande evento de rua envolvendo todos os coletivos Culturais do Estado, como forma de mostrar nossa cara e nossa força, nesse momento singular.

Recebemos as visitas das Senhoras Renata Camarotti (Coordenadora do Programa Pontos de Cultura da Bahia) e, Luciana Carvalho, que veio para falar acerca de Prestação de contas, embora não conseguirmos tempo para uma reunião, se mostrou disposta a colaborar, respondendo a dúvidas, disponibilizando seus contatos para o Grupo:
Luciana Carvalho
Análise de Prestação de contas MINC Luciana.carvalho@cultura.gov.br
61 9194 4457
61 9986 8363
61 3901 3820


Nos Grupos de Trabalho por Território, foi utilizada uma metodologia, onde foram discutidas entre os Dirigentes Municipais de Cultura presentes, Os Senhores, Cyro de Matos (Itabuna), Maurício Corso (Ilhéus), Elyvanice Brito e Jadson (Arataca) Mide (Mascote), Conceição Reis (Una), dentre outros. O Representante do Território no Forum dos Pontos de cultura da Bahia (Luiz Dantas), o Representante da Câmara Tematica de Cultura do Território de Cidadania Litoral Sul (Andynho), Sob a coordenação do Representante Territorial da SECULT Anderson Silva, discutiram as propostas encaminhadas por ocasião da Conferência Territorial de Cultura, priorizando uma de cada eixo, resultando 05 propostas, sendo que, foram destacadas as que tem a possibilidade de serem realizadas no segundo semestre de 2010. Foram eleitas prioritárias as seguintes propostas:

EIXO 01 Produção Simbólica e Diversidade Cultural

Produção de Arte e Bens Simbólicos


Promoção de políticas públicas Estaduais no âmbito do Território litoral sul. Que possam garantir a capacitação de artistas, produtores culturais e gestores com o objetivo de fomentar a produção artística (em suas várias linguagens) e as manifestações culturais (religiosas, folclóricas e étnicas) promovendo o intercâmbio entre as várias cidades do interior.

EIXO 02 Cultura, Cidade e Cidadania

Memória e Transformação social

Promover o levantamento e o registro da memória cultural coletiva utilizando para tanto as escolas, famílias e educandos, com o objetivo de criar uma memória dos bens materiais e imateriais da comunidade para a exposição desse acervo coletado em espaços específicos abertos a visitação pública, promovendo assim a transformação social.
EIXO 03 Cultura e Desenvolvimento Sustentável

Centralidade e Transversalidade da Cultura

Fomentar e valorizar a cultura territorial criando espaços de “memórias e identidades” em lugares estratégicos de cada município do território.

EIXO 04 Cultura e Economia Criativa

Sustentabilidade das cadeias criativas da cultura

Criação de um centro técnico, no Território Litoral Sul, de fomento às atividades culturais com formação nas áreas de música, dança, artesanato, teatro, artes plásticas, culinária, costura e literatura regionais, além da capacitação de gestores culturais.

EIXO 05

Gestão e Institucionalidade da Cultura

Sistema de Informações e Indicadores Culturais

Mapear e catalogar artistas e movimentos culturais do Território Litoral Sul, disponibilizando e acrescentando informações em um BLOG.



Foi eleito o Sr Maurício Corso, como Representante do Território Litoral Sul, no Fórum dos dirigentes Municipais de Cultura da Bahia. O evento foi encerrado por volta da 18h00min, com um coquetel e declamações de poesias.

Sem mais para o momento,


Luiz Dantas
Coordenador Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense/Projeto Cultura em Ação
G 08 Litoral Sul/Comissão de comunicação
CNPdC Colegiado Matriz Africana

Nenhum comentário:

Arquivo do blog