terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Comemoração aos 30 anos de Santo de Mãe Vanda e Aula Inaugural 2010 Ponto de Cultura






















Foi com alegria e emoção que a Comunidade do Ilè Ase Oya Funké celebrou os 30 anos de iniciação de sua Iyalorixá, Mãe Vanda. A sacerdotisa foi conduzida por filhos,netos e bisnetos em cortejo ritual até o Barracão de festas públicas do Terreiro, onde a aniversariante recebeu as homenagens e os parabéns.
Sacerdotes e sacerdotisas de vários Terreiros vieram prestar suas homenagens a grande mãe, junto a artistas, gestores culturais, lideranças políticas e pessoas da Comunidade. O Olúko Ifálàmi, professor de Yorubá, iniciado no culto a Ifá,trouxe de presente um belo texto acerca do Orixá Oya e do arquétipo dos filhos deste Orixá.
Aconteceu também a Aula Inaugural/2010 do Projeto Cultura Em Ação,no seu sugundo ano, executado pelo Ponto de Cultura da ACAI,em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia/Programa Pontos de Cultura da Bahia/Programa Mais Cultura/Ministério da Cultura. A solenidade foi iniciada com a execução do hino nacional e teve Professor Ricardo Dantas como Mestre de cerimônia
Foram anunciadas pela Coordenação do Ponto de Cultura as Oficinas gratuitas de Arte Educação em Teatro e Dança, Capoeira e Percussão, Artesanato, Informática e Tradição Oral, com início previsto para março.
Os eventos contaram com declamações de poesias e a exibição do primeiro documentário criado pelo PC entitulado "Bença Mãe".
Foram entregues Certificados às lideranças religiosas que participaram do Mapeamento dos Terreiros da cidade de Itabuna em 2009.
Mãe Vanda e a Comunidade do Terreiro agradecem as presenças e demonstrações de carinho e respeito recebidas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog