quarta-feira, 3 de abril de 2013

As atividades do projeto Ifá Aya seguem em abril e maio no Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI) – Itabuna/BA.


As atividades do projeto Ifá Aya seguem em abril e maio no Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI) – Itabuna/BA.

O projeto, parceria com o Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI), propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura e a formação em audiovisual utilizando software livre.

FOTO: BRUNO TARIN
O intercâmbio é uma oportunidade para realizar oficinas de cultura digital e de aprofundar a pesquisa sobre metodologias de ensino-aprendizagem junto a Povos de Terreiro, comunidades onde a prática e o aprendizado se dão pela oralidade.

Em março a equipe do projeto trabalhou em forma de oficina na recuperação do Laboratório Multimidia do Ponto de Cultura, arrumando a rede, dando manutenção e instalando sistema operacional livre nas máquinas. Este trabalho é parte da oficina de Introdução ao Software Livre e servirá para a produção audiovisual em curso.

Nos dias 17 e 23 de março o grupo da oficina de audiovisual trabalhou no roteiro que está orientando a elaboração de um webdocumentário. O tema escolhido é a atuação negra na região Grapiúna: memória e cultura, a primeira produção será um curta metragem documental sobre o ator Mario Gusmão. O dia 24 de março foi dedicado a filmagem.

A próxima etapa da oficina de audiovisual acontecerá dias 07 de abril, 18 e 19 de maio e será dedicada à decupagem e edição do material.

A oficina de Introdução ao Software Livre foi orientada por Marcelo Maciel; a oficina de audiovisual foi ministrada por Tininha Llanos com colaboração de Sara Uchôa. Participaram das oficinas cerca de 20 pessoas dos variados grupos culturais/ambientais existentes na cidade de Itabuna, entre eles a OCA (Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica),  CineClube Mocamba, Grupo Afro Encantarte, Ilé Axé Yjexá Orixá Olufon, Humaitá Capoeira, Ilé Axé Oyá Funké e o Ilé Axé Yá Omi.

Paralelo às oficinas está sendo produzido um material sobre os processos de ensino-aprendizagem no contexto da Comunidade de Terreiro Ilê Axé Oyá Funkè e grupos culturais parceiros, essa documentação irá compor o webdocumentário junto com a produção das oficinas.

O projeto está sendo documentado em www.ifaaya.org/wiki.

O webdocumentário será disponibilizado no endereço www.ifaaya.org a partir de julho de 2013.

Realização                                                                         Parceria 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog