sexta-feira, 29 de abril de 2011

ENCONTRO DOS FAZEDORES DE CULTURA DO LITORAL SUL/BA



















FOI REALIZADA NO DIA 28 DE ABRIL DE 2011 A REUNIÃO DE TRABALHO DOS "FAZEDORES DA CULTURA" DO TERRITÓRIO DE CIDADANIA LITORAL SUL DA BAHIA.

O ENCONTRO ACONTECEU NA SEDE DA AMURC, NA AV. ALM. TAMANDARÉ, CENTRO, ITABUNA, DAS 10:00 AS 16:00. CONTOU COM A PRESENÇA DE REPRESENTANTES DE PONTOS DE CULTURA E MEMBROS DO FÓRUM DOS AGENTES GESTORES E EMPREENDEDORES CULTURAIS DO TERRITÓRIO DE CIDADANIA LITORAL SUL DA BAHIA E DO REPRESENTANTE TERRITORIAL DA SECULT.



















A FINALIDADE FOI DISCUTIR E DEFINIR O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DOS COLETIVOS CULTURAIS NO TERRITÓRIO PARA O ANO DE 2011, QUANTO AO:

Projeto P/TEIA dos Pontos de Cultura do Litoral Sul/Fórum dos PCs do Território/Formação em política cultural "Lei Cultura Viva"/Mostras artísticas, divulgação, transporte, captação de recursos, com previsão de realização para novembro/2011, registro audiovisual e captação de parte do recurso pelo calendário de apoio/FUNCEB.

Plano de trabalho para o FAEGSUL 2011/Eleição da nova diretoria/atualização do regimento interno, criação da ficha de inscrição dos membros/Livro de associados, atividades mensais, itinerância, plano de comunicação, BLOG .

Participação dos grupos culturais nas Conferências de Cultura e na Câmara Temática de Cultura do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia



















É IMPORTANTE LEMBRAR QUE AS PROPOSIÇÕES TEM UMA ABRANGÊNCIA TERRITORIAL, ENVOLVENDO VÁRIOS MUNICÍPIOS E DIVERSOS ATORES DA SOCIEDADE CIVIL E DA ÁREA PÚBLICA. ESSA É UMA OPORTUNIDADE DE AMPLIARMOS O DIÁLOGO COM OS FAZEDORES DA CULTURA DO TERRITÓRIO, CRIAR E REALIZAR AÇÕES QUE TRAGAM SUSTENTABILIDADE, DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E REGISTRO DAS AÇÕES CULTURAIS TRADICIONAIS DO TERRITÓRIO.

ESTIVERAM PRESENTES:

CRISTIANE PASSOS (ASSOCIAÇÃO FILTRO DOS SONHOS/ESPAÇO CASA ABERTA/ILHÉUS)
LUIZ DANTAS (PONTO DE CULTURA ACAI/ITABUNA)
Mª DA CONCEIÇÃO R. NUNES ( GESTORA CULTURAL/UNA)
ANDERSON SILVA ( REP. TERRIT. LITORAL SUL/SECULT)
CRISTIANE SANTANA (NUPROART/ITABUNA)
VICTOR AZIZ ( NUPROART/iTABUNA)
Mª LÚCIA G. BRITO ( ASSOCIAÇÃO SANTA CRUZ DO IJEXÁ/ASSANCRI/ITABUNA)
Mª ÁUREA DE SOUZA ( PONTO DE CULTURA FILARMÔNICA 02 DE JANEIRO/CANAVIEIRAS)
PAWLO CIDADE ( FAEGSUL/FUNDACI/ILHÉUS)
ANDERSON C. GUIMARÃES ( SEC. CULTURA BUERAREMA)
RITA DE CÁSSIA AMANCIO S. SENA ( MLT MOVIMENTO LUTA PELA TERRA/COORD. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO/ITABUNA)
FABIANE CONCEIÇÃO ( PRODUÇÃO CULTURAL/CASA ABERTA/ILHÉUS)
LETTO NICOLAU (S. FILARMÔNICA CAPITANIA DOS ILHÉUS/ILHÉUS)

--
COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA/SUBCOM/BA

domingo, 24 de abril de 2011

MARCHA NACIONAL CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA




Estamos colocando a disposição dos irmãos a "Carta e Brasília", para adesão das entidades e assinatura por parte da população, aonde esperamos buscar um caminho aonde o estado cumpra e faça cumprir o que a Legislação Brasileira determina, "um país igual para todos e todas".

E para buscar uma ação concreta do estado, estamos lançamos em conjunto a Marcha Nacional Contra Discriminação para o dia 25/05/2011 - Dia Internacional das Vitimas da Escravatura e do Tráfico Transatlântico.


Manifesto Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa

Carta de Brasília

Nós do Movimento Popular Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa, constituído por lideranças vinculadas às tradições de matrizes africanas, ativistas negros e colaboradores, vem a público exigir que sejam garantidos os direitos invioláveis da população negra e das comunidades de terreiros ante aos ataques verbais manifestados por protagonistas que julgam estar acima da Constituição Federal e do Código Penal.
Desde a década de 1950 existem leis no Brasil para coibir a discriminação racial. A partir de então a legislação tem sido aprimorada para que atos de racismo sejam exemplarmente punidos, não importando quais sejam os agressores. O momento atual é propício para que o poder público iniba com o rigor necessário as práticas segregatórias contra o segmento afrobrasileiro. São recorrentes os gestos que desafiam o judiciário evidenciando um total menosprezo pelo aparato legal que procura salvaguardar a integridade física e moral da população negra.
Reiteramos também que a há mais de meio século deixou de existir a obrigatoriedade de registro dos terreiros de candomblé e umbanda nas delegacias de polícia do país. Além do mais a "guerra santa" declarada por religiosos inescrupulosos que literalmente rasgam a Constituição, no que concerne aos direitos e garantias individuais, coloca em risco a construção da democracia no Brasil, apesar da afirmação constante de que lidamos muito bem com nossa diversidade cultural.
Reivindicamos que as instâncias responsáveis por estabelecer medidas coercitivas cabíveis nesses casos não se omitam e tampouco sejam coniventes com as manifestações reacionárias que permitem confundir liberdade de expressão com violação dos direitos humanos. A imunidade parlamentar não pode ser pretexto para o silenciamento do debate e a inexistência de sanções àqueles que faltam com decoro parlamentar, ao praticarem abuso de poder.
Não abriremos mão de nosso propósito. Mais do que decisões imediatas que cortem pela raiz todas as formas de preconceito, exigimos do Estado Brasileiro e do Congresso Nacional a adoção de estratégias que façam valer a implementação de ações afirmativas, valorizativas e punitivas na defesa dos interesses do segmento negro. Que a Lei Federal 10.639/03 seja imediatamente cumprida para que a longo prazo possamos ter cidadãs e cidadãos livres da contaminação do germe da ignorância que produz tantos estereótipos, os quais desqualificam os afro-brasileiros e as culturas afro-brasileiras, verdadeiros pilares na formação desta nação.

Brasília 03 de abril de 2011

Racismo é crime !

Pelo fim da intolerância religiosa!

Punição para os racistas !

Pelo direito à liberdade de culto!

Rede Afrobrasileira Sociocultural, CETRAB, Pastoral Afro da CNBB, COJIRA-DF, NSB/PSB, MNU/DF, Comunidades de Terreiros no DF e Entorno, FENORIXÁ, ACBANTU, Movimento Negro de Pelotas, Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social, Associação de Mulheres de Axé do Rio Grande do Norte, CARMAA, ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE.

CONTATOS: "Rede Afrobrasileira Sociocultural"

VAMOS SEGUIR TENTANDO JUNTOS...

domingo, 17 de abril de 2011

MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA LEI CULTURA VIVA



PONTOS DE CULTURA DE TODO O BRASIL REALIZARAM ATIVIDADES PELO "DIA DO PONTO", A DATA ESCOLHIDA FOI O DIA 18 DE ABRIL DE 2011, O EVENTO FOI UMA DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA E TEM A INTENÇÃO DE APRESENTAR A SOCIEDADE A LEI CULTURA VIVA E O PROGRAMA PONTOS DE CULTURA.


DIA DO PONTO EM ALAGOAS


DIA DO PONTO EM RORAIMA

DIA DO PONTO NO RIO DE JANEIRO





sábado, 16 de abril de 2011

Participe da campanha “Banda larga é um direito seu! Uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos”


Lançamento nacional será no dia 25/4, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília




A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar. O lançamento do Plano Nacional de Banda Larga em 2010 foi um passo importante na tarefa necessária de democratizar o acesso à internet, mas é insuficiente. O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.




Enquanto isso, prefeituras que tentam ampliar o acesso em seus municípios esbarram nos altos custos de conexão às grandes redes. Provedores sem fins lucrativos que tentam prover o serviço são impedidos pela legislação. Cidadãos que compartilham sua conexão são multados pela Anatel.




É preciso pensar a banda larga como um serviço essencial. A internet é instrumento de efetivação de direitos fundamentais e de desenvolvimento, além de espaço da expressão das diferentes opiniões e manifestações culturais brasileiras por meio da rede.




Neste dia 25, vamos colocar o bloco na rua: juntar blogueiros, ativistas da cultura digital, entidades de defesa do consumidor, sindicatos e centrais sindicais, ONGs, coletivos, usuários com ou sem internet em casa, todos aqueles que acham que o acesso à internet deveria ser entendido como um direito fundamental. Nossa proposta é unir os cidadãos e cidadãs brasileiros em uma vigília permanente em defesa do interesse público na implementação do Plano Nacional de Banda Larga e da participação da sociedade civil nas decisões que estão sendo tomadas.




O lançamento nacional da Campanha Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos será feito em plenárias simultâneas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, com transmissão pela Internet. O manifesto da campanha, a lista de participantes e o plano de ação estão no site www.campanhabandalarga.org.br. Participe.




SÃO PAULO (SP) - 19h

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo

Rua Genebra, 25 – Centro (travessa da Rua Maria Paula)




RIO DE JANEIRO (RJ) - 20h30

Auditório do SindJor Rio

Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar




SALVADOR (BA) - 19h

Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela





BRASÍLIA (DF) – A CONFIRMAR

Balaio Café

CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENCONTROS RUMO A CIDADANIA

Encontro realizado pelo Ministério da Cultura, Regional/BA/MinC e SECULT/BA, NO DIA 12 DE ABRIL DE 2011, em Salvador/BA, com a finalidade de dialogar com os diversos agentes e gestores culturais e discutir as diretrizes adotadas pelo ministério na nova gestão. Marta Porto responde pergunta da CEPdC/BA acerca do posicionamento do MINC diante da Lei Cultura Viva.





sábado, 2 de abril de 2011

SAGA DE GUERREIROS

DANÇA AFRO CONTEMPORÂNEA


Boa Noite a todos e a todas!

Hoje é noite de SAGA.
Noite de “dizer” algo importante, um fato.

Noite de uma canção heróica baseada nalguma narrativa.
Noite de histórias e narrativas ricas de um povo guerreiro, dessas
tantas gentes.
Noite de arte e realidade, sonhos e verdades, lendas e reflexões.
Noite de Guerreiros.

Portanto, me diga:
De onde vem o baião?
Vem debaixo do barro do chão.

É como se Deus irradiasse uma forte energia Que sobe pelo chão
E se transforma em ondas de baião, axé, maculelê, afoxé, xaxado, capoeira, candomblé.
Que balança a trança do cabelo da menina, e quanta alegria!

De onde é que vem o baião?
Vem debaixo do barro do chão
De onde é que vêm o xote, o axé, o cheiro, a saga, a luta, a dança afro?
Vêm debaixo do barro do chão.

De onde vêm a esperança, a sustança espalhando o verde dos teus olhos pela plantação?
Vêm debaixo do barro do chão.

Saga de Guerreiros conta a história primeira dos primeiros moradores do Bairro Maria Pinheiro a partir de lutas travadas contra a desigualdade social, a força das
águas e contra os sonhos negados sorrateiramente pela história.

É um espetáculo pensado em parceria pelo Ponto de Cultura ACAI e o
Grupo de Dança e Percussão Afro Encantarte. O resultado é esse espetáculo montado
a partir de ideias discutidas e analisadas por todos os membros dos referentes grupos, abusando da riqueza natural que nos cerca e da criatividade
popular, da arte de amar e de se fazer a vida.

Retrata a memória daqueles e daquelas que se fizeram presentes na busca por soluções, mesmo que de forma pequena, para a melhoria da vida de
todos que se banharam nas águas forçadas do Rio Cachoeira.

Retrata ainda, a magia da força do povo negro na conquista pelo respeito e garantia de seus direitos baseados na lei e na justiça.

Com patrocínio do Ministério da Cultura - Programa
Mais Cultura– Programa Cultura Viva - Secretaria
de Cultura do Estado da Bahia - Fundação Cultural
do Estado da Bahia – Programa Pontos de Cultura
da Bahia e ACAI, desejamos a todos e a todas um
maravilhoso espetáculo






Serviço:

O que: Espetáculo de Dança Afro Contemporânea "SAGA DE GUERREIROS"

Onde: Centro de Cultura Adonias Filho / Itabuna/BA

Quando: 06 de abril de 2011 / 20h00min

Quanto: Inteira R$ 08,00 Meia R$ 04,00

Para que: A renda será investida na manutenção das oficinas de Arte Educação em Dança e Percussão Afro e Capoeira, promovidas pelo Grupo Afro Encantarte, gratuitamente, para crianças e adolescentes, moradoras dos Bairros Mª Pinheiro, Pedro Jerônimo e adjacências a mais de 10 anos.

FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA CULTURA

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O CINEMA VAI A ESCOLA

--
O cinema vai a escola,
O Cineclube Mocamba promove nos dias 31 de março e 01 de abril na Escola Estadual Don Ceslau Stanula, no Bairro Maria Pinheiro na cidade de Itabuna - BA mais uma apresentação do Box Memórias em 5 mim. As apresentações ocorrerão sempre por volta de 18:30h e terão duração de 1h cada, logo em seguida acontecerá debate com a platéia presente sobre cineclube. O público alvo para essa atividade será toda comunidade escolar além dos moradores em geral do bairro Maria Pinheiro e adjacências.

O Projeto “Memórias em 5 minutos” tem como objetivo divulgar em espaços populares urbanos e rurais a coleção de vídeo especial - “Memória em 5 minutos” enviada pela Diretoria de Audiovisual – DIMAS, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT, produto recém lançado, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura audiovisual baiana e da formação de platéia neste ano em que celebramos um século de cinema.

“O Festival Nacional 5 Minutos, criado em 1994, é um evento que ao longo de sua existência, consolidou-se como espaço de experimentação e inovação da linguagem audiovisual. O Box de Dvd´s, lançado no contexto dos 100 anos de cinema da Bahia reúne cerca de 6 horas de conteúdo audiovisual produzido nos últimos 16 anos por diversos artistas, técnicos e produtores brasileiros – amadores e profissionais. Trata-se da compilação histórica que celebra a memória do festival e ao mesmo tempo registra um panorama da vigorosa e inventiva produção áudio visual brasileira neste curtíssimo formato. São 84 vídeos, provenientes de todas as regiões do país, premiados nas treze edições do festival. Distribuídos em quatro programas distintos – para deleite do público! Boa sessão!” (Sofia Frederico – Diretora de Audiovisual – Dimas / FUNCEB).
Esse acervo foi disponibilizado a todos os 820 cineclubes que integram a rede cine mais cultura e a outros cines clube brasileiros que vem atuando de maneira decisiva para a difusão da produção áudio visual brasileira. O cineclube MOCAMBA foi um dos cineclubes que recebeu esse material e está, nesse momento, incorporando a sua programação e disponibilizando para todos que tenham interesse em divulgar, promovendo e apoiando exibições audiovisuais nele inclusos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a esse rico e importante conteúdo do cinema brasileiro.

“O Box possui caráter cultural, sendo permitido o seu uso restrito para objetivos culturais e educacionais sem fins lucrativos. Estão autorizadas as exibições das obras por cineclubes ou instituições de pesquisa e difusão.” (Sofia Frederico – Diretora de Audiovisual – Dimas / FUNCEB).

Essa atividade é uma realização da OCA - Centro de agroecologia e Educação da Mata Atlântica em parceria com a UCC - BA (União dos Cineclubes da Bahia), CNC (Conselho Nacional dos Cineclubes), Escola Estadual Don Ceslau Stanula e Grupo Afro Encantarte.
Segue material em anexo....
Divulgue e, se possível participe, ok.
Atenciosamente,

Cláudio Lyrio

Comissão organizadora - CineClube MOCAMBA
OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica

Arquivo do blog