sexta-feira, 1 de abril de 2011

O CINEMA VAI A ESCOLA

--
O cinema vai a escola,
O Cineclube Mocamba promove nos dias 31 de março e 01 de abril na Escola Estadual Don Ceslau Stanula, no Bairro Maria Pinheiro na cidade de Itabuna - BA mais uma apresentação do Box Memórias em 5 mim. As apresentações ocorrerão sempre por volta de 18:30h e terão duração de 1h cada, logo em seguida acontecerá debate com a platéia presente sobre cineclube. O público alvo para essa atividade será toda comunidade escolar além dos moradores em geral do bairro Maria Pinheiro e adjacências.

O Projeto “Memórias em 5 minutos” tem como objetivo divulgar em espaços populares urbanos e rurais a coleção de vídeo especial - “Memória em 5 minutos” enviada pela Diretoria de Audiovisual – DIMAS, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT, produto recém lançado, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura audiovisual baiana e da formação de platéia neste ano em que celebramos um século de cinema.

“O Festival Nacional 5 Minutos, criado em 1994, é um evento que ao longo de sua existência, consolidou-se como espaço de experimentação e inovação da linguagem audiovisual. O Box de Dvd´s, lançado no contexto dos 100 anos de cinema da Bahia reúne cerca de 6 horas de conteúdo audiovisual produzido nos últimos 16 anos por diversos artistas, técnicos e produtores brasileiros – amadores e profissionais. Trata-se da compilação histórica que celebra a memória do festival e ao mesmo tempo registra um panorama da vigorosa e inventiva produção áudio visual brasileira neste curtíssimo formato. São 84 vídeos, provenientes de todas as regiões do país, premiados nas treze edições do festival. Distribuídos em quatro programas distintos – para deleite do público! Boa sessão!” (Sofia Frederico – Diretora de Audiovisual – Dimas / FUNCEB).
Esse acervo foi disponibilizado a todos os 820 cineclubes que integram a rede cine mais cultura e a outros cines clube brasileiros que vem atuando de maneira decisiva para a difusão da produção áudio visual brasileira. O cineclube MOCAMBA foi um dos cineclubes que recebeu esse material e está, nesse momento, incorporando a sua programação e disponibilizando para todos que tenham interesse em divulgar, promovendo e apoiando exibições audiovisuais nele inclusos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a esse rico e importante conteúdo do cinema brasileiro.

“O Box possui caráter cultural, sendo permitido o seu uso restrito para objetivos culturais e educacionais sem fins lucrativos. Estão autorizadas as exibições das obras por cineclubes ou instituições de pesquisa e difusão.” (Sofia Frederico – Diretora de Audiovisual – Dimas / FUNCEB).

Essa atividade é uma realização da OCA - Centro de agroecologia e Educação da Mata Atlântica em parceria com a UCC - BA (União dos Cineclubes da Bahia), CNC (Conselho Nacional dos Cineclubes), Escola Estadual Don Ceslau Stanula e Grupo Afro Encantarte.
Segue material em anexo....
Divulgue e, se possível participe, ok.
Atenciosamente,

Cláudio Lyrio

Comissão organizadora - CineClube MOCAMBA
OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Arquivo do blog