sábado, 20 de agosto de 2011

IV SEMANA DE ARTE E CULTURA POPULAR DE EUNÁPOLIS - BA



Representando a Comunidade do Ilè Axé Oya Funké, o Babálaxé Luiz Dantas participou da IV Semana de Arte e Cultura Popular de Eunápolis, a convite do Ponto de Cultura Viola de Bolso. O evento que aconteceu de 15 a 20 de agosto de 2011 ofereceu a Comunidade atividades variadas, divertidas, educativas informativas e de promoção de cidadania.

Foi promovida uma mesa de debate com o Tema " Os Terreiros e a Cultura Afro Brasileira", composta por sacerdotes de religiões de Matriz Africana, Mãe Luziene da cidade de Eunápolis e Babá Luiz Dantas de Itabuna e, um Sacerdote católico o Pe. Marcelo no dia 17/08/2011, lotando o auditório do "Viola" com adeptos, simpatizantes, estudantes, professores, artistas e agentes culturais.

A participação da platéia, a mediação de Erasto Felício e Sumário Santana, provocando a discussão acerca de políticas públicas de cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, promoveram um bom e qualificado debate, conduzindo a constatação de que é necessário vontade política e muita pressão popular para que o patrimônio cultural afro brasileiro seja assegurado de fato, garantindo os direitos constitucionais e o acesso as políticas públicas.

Se faz necessário que o Estado e a Sociedade brasileira conheçam a realidade dos Povos Tradicionais de Terreiro espalhados por todos os Estados da Nação, saiba quem são, quantos são, onde vivem, quais suas potencialidades e suas dificuldades, a fim de elaborar políticas públicas de inclusão que permitam o registro, a manutenção, a promoção e a divulgação das atividades sócio/educativas/culturais/populares das milhares de comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

É imprescindível que iniciativas como esta aconteçam em Território Baiano, Território onde a Cultura Afro Brasileira é históricamente ignorada.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog