segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Experiência Ritual


Experiência Ritual

Apresentação
Os terreiros das religiões de origem negro-africana se apresentam, ainda nos dias de hoje, como um pólo de resistência cultural e simbólica que encontra na poética do transe, nas relações estéticas dos objetos, no estatuto arquetípico, na festa pública e nos espaços sagrados, sua representação.

No Brasil, as tensões seculares do sistema escravista poderiam ter levado a sua extinção. Entretanto sobreviveram, adotando características regionais. Candomblé; umbanda; tambor de mina, no Maranhão; xangô no Recife, batuque do Rio Grande do Sul, entre outras, são religiões nascidas na resistência negra de diferentes nações jeje, fon, mina, etc e que preservaram cultos e matrizes semelhantes. É ali que os ritos e mitos se expressam, pela crença de que entidades vêm à terra celebrar com seus descendentes míticos.

Os terreiros, tradicionalmente, demarcaram uma posição relevante para a diáspora negra e, consequentemente, para a concepção de imagens a seu respeito. Elas produzem conhecimentos capazes de revelar a materialidade da experiência religiosa. E podem se converter em ferramenta fundamental para uma reflexão crítica sobre essa cultura.

Neste Corpo-imagem a aposta é na desconstrução de visões errôneas e estereotipadas, tão recorrentes, sobre a realidade afro-brasileira para trazer à luz as comunidades, suas vivências, suas culturas ancestrais e cotidianas e suas atitudes históricas, políticas, culturais, religiosas e artísticas, por meio das imagens tomadas a seu respeito. Fotógrafos, pesquisadores, curadores e a comunidade dos terreiros se reúnem para revelar e discutir esse repertório crítico e visual.

Um projeto idealizado por Denise Camargo, com assistência de curadoria de Paulo Rossi e produção-executiva de Fabiane Beneti (Empresa Livre) e Oju Cultural.

Evento gratuito, com transmissão ao vivo neste site e certificado para os participantes presenciais e on-line.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog