sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ação Sons de Canudos desenvolvida pela Associação Sociocultural Umbigada recebe o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2010

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio cultural do Brasil. A premiação constitui um reconhecimento a ações de preservação, de divulgação e de educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, façam-se dignas de registro, difusão e reconhecimento público.

A ação Sons de Canudos é desenvolvida na comunidade de Canudos Velho, local onde Antonio Conselheiro (1830-1897) ergueu o povoado de Bello Monte e o seu objetivo é assegurar a continuidade das tradições existentes no sertão do Bahia, por meio da valorização de sua cultura popular e suas expressões musicais.

Desde 1994, foram realizadas diversas apresentações, encontros culturais, mostras de cinema e participações de conjuntos da cidade de Canudos em festivais sediados em diversas partes do país. Sete discos, destacando-se a Banda de Pífanos de Bendegó, premiada em 2005 pelo Rumos Itaú Cultural e Landinho Pé de Bode, reconhecido como Mestre através do Premio Culturas Populares 2009, promovido pelo Minc, documentários em vídeo, destacando-se o média Zabumba e os curtas Caboclo Henrique e Desterro, o livro Raízes dos Sertões, organizado por Marcelo Rabelo e produzido pelos próprios moradores de Canudos Velho, além de cordéis e exposições que também estão entre os resultados obtidos ao longo dos anos.

Em 2008 o projeto Sons de Canudos tornou-se um Ponto de Cultura apoiado pela Secretaria de Cultura da Bahia e Minc, onde além das ações já desenvolvidas, passou a ministrar oficinas de arte, audiovisual e cursos de alfabetização.

Histórico do Prêmio Rodrigo Melo

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural do Brasil. A premiação de abrangência nacional proporciona reconhecimento a ações de preservação e de educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, tornam-se dignas de registro e divulgação para toda a sociedade.

O resultado do Prêmio Rodrigo Melo de 2010 foi decidido durante o mês de agosto pela Comissão Nacional de Avaliação, presidida pelo Iphan e composta por 13 representantes do Governo Federal e de instituições ligadas ao tema do patrimônio cultural, além de personalidades da cultura.As iniciativas ganhadoras foram eleitas entre 64 concorrentes que chegaram à segunda etapa de seleção, após passar pelo processo de pré-seleção realizado em julho pelas comissões estaduais presididas pelos superintendentes do Iphan.

No total, 178 trabalhos foram inscritos na edição 2010 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 20 de outubro, às 20 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Os vencedores receberão troféus e certificados das mãos do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. Cada ação recebe também R$ 20 mil em dinheiro.

Assim, são vencedoras do 23º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, nas sete categorias, as seguintes ações:

Apoio Institucional e/ou FinanceiroAção: Dossiê do Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados. Proponente: 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Mato Grosso do Sul.

DivulgaçãoAção: Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Proponente: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Educação PatrimonialAção: Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. Proponente: Prefeitura de Londrina – Paraná.

Pesquisa e Inventário de AcervosAção: Acervo Artístico Museológico.Proponente: Associação dos Amigos da Escola Guignard – Minas Gerais.

Preservação de Bens Móveis e ImóveisAção: Saveiros de Vela de Içar da Baía de Todos os Santos. Proponente: Associação Viva Saveiro – Bahia.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico Ação: Sítio Arqueológico. Proponente: Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos - Rio de Janeiro.

Salvaguarda de Bens de Natureza
Imaterial Ação: Sons de Canudos. Proponente: Associação Sociocultural Umbigada - Bahia.

AtenciosamenteMarcelo RabeloPresidente da Associação UmbigadaCoordenador Ponto de Cultura Sons de Canudos71 9194-0206 // bendego@gmail.com // http://www.sonsdecanudos.com.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog