Prorrogado cadastramento de grupos e mestres de Cultura Popular do estado da Bahia
Com as informações sobre cada manifestação cultural do estado, Governo terá subsídios para construção de futuras políticas públicas. Grupos e mestres que se cadastrarem poderão ser selecionados para participar da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, evento que acontece em agosto, na capital baiana.
A Secretaria de Cultura do Estado, através do Núcleo de Culturas Identitárias, em função da forte demanda, prorroga até o dia 30 de maio, o cadastramento dos grupos e mestres de cultura popular de todos os municípios baianos. Para efetuar o cadastro, os grupos devem encaminhar uma via do formulário disponível no site www.cultura.ba.gov.br, devidamente preenchido, para o Núcleo de Culturas Identitárias da Secult/BA, na Av. Tancredo Neves, 776, edf. Desenbahia, CEP: 41823-900. O cadastramento deve estar acompanhado de foto, vídeo ou gravações de áudio sobre as atividades dos grupos culturais.
Para agilizar o envio das informações necessárias ao cadastramento, os grupos e mestres do interior e da capital do Estado podem, desta vez, encaminhar o formulário preenchido através deste link. No entanto, as informações enviadas on-line não substituem o envio de material via correios. O material audiovisual complementar – fotos, cds, DVDs – vai permitir conhecer em detalhes o trabalho desenvolvido pelo mestre ou grupo.
Esta iniciativa se alinha às 32 propostas prioritárias aprovadas em março durante a II Conferência Nacional de Cultura e a Bahia avança no processo de planejamento de políticas públicas para as Culturas Populares. “Esse planejamento deve ser feito através do diálogo entre a sociedade e o Estado. É o momento de conhecer melhor o universo das Culturas Populares. Dessa forma, trabalhamos alinhados com o Sistema Nacional de Políticas Culturais, e teremos informações que balizem a implementação de políticas públicas na Bahia”, explica Hirton Fernandes, diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secult/BA.
Com o cadastramento, o governo poderá mapear os grupos e mestres das culturas populares, a partir de informações sobre os tipos de manifestações culturais existentes. Os grupos já cadastrados, além dos que se cadastrarem nesse segundo período, poderão ser selecionados para participar da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, que acontecem em agosto próximo, numa primeira ação relacionada a esse cadastramento. “Prorrogamos o cadastramento a pedidos e em conseqüência da grande demanda apresentada no primeiro período. Também considerando as dificuldades de acesso dos grupos e mestres das culturas populares em nosso estado a meios como a internet, já que muitos desses agentes culturais vivem em distritos e zonas rurais, afastados dos municípios e grandes cidades. Com isso, os grupos ganham tempo. Aqueles grupos que realizarem o cadastro, podem ser selecionados para fazerem parte da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, que vamos realizar em agosto, no Centro Antigo e em espaços culturais de Salvador’”, explia Hirton Fernandes.
Para Rosildo Moreira, representante do nordeste no Colegiado Nacional de Culturas Populares e coordenador da Casa do Samba de Santo Amaro, a Bahia “sai na frente” com o cadastramento. “Essa proposta saiu de várias conferênciais municipais e territoriais da Bahia. Teremos as pessoas que realmente produzem a cultura popular dando informações sobre suas atividades. É uma ação que estávamos aguardando com grande ansiedade", diz Moreira.
Capacitação
Com o objetivo de aumentar o número de mestres da cultura popular como participantes do Prêmio Culturas Populares, realizado pelo Ministério da Cultura em 2009, o Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secult/BA realizou uma videoconferência transmitida para mais de 30 municípios baianos, além de uma oficina presencial, para capacitar os mestres na construção e viabilização dos projetos inscritos. Com resultado, a Bahia alcançou um número recorde de projetos premiados no concurso nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo em número de artistas contemplados. Em novembro de 2009 foi realizada a Pré-Conferência Setorial de Culturas Populares que reuniu mestres e mestras de diversos grupos da cultura popular dos 26 territórios de identidade da Bahia para debater propostas para política cultural do estado para esse segmento.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278/ 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://twitter.com/SecultBA
http://plugcultura.wordpress.com
www.cultura.ba.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(114)
-
▼
maio
(13)
- III Bahia Afro Film Festival Cahoeira/Ba.
- Reunião equipe do Ponto de Cultura ACAI Maio 2010
- Edital CAR 2010
- Concurso de Contos.
- Rio de Contas Cidade da Cultura!
- Videoconferência Redes Municipais e Territoriais d...
- CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO ...
- XIV MARCHA NOTURNA PELA DEMOCRACIA RACIAL
- Programa Aprender Mais fazendo história em Santo A...
- Grito da Terra, clamor dos povos
- Eletocooperativa
- Ato pela Cultura Viva
- Prorrogado cadastramento de grupos e mestres de Cu...
-
▼
maio
(13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário