quinta-feira, 16 de julho de 2009

FAEGSUL

Reunião do Fórum de agentes, gestores e empreendedores culturais do litoral sul.

Reuniu-se hoje, 16 de julho de 2009, o FAEGSUL, no auditório da torre, UESC.

A abertura do segundo semestre do fórum foi presidida pelos senhores Raimundo Bonfim,Pró-reitor/proex e Maurício Corso.
Foi dada as boas vindas aos alunos da turma do III curso de agentes e gestores culturais, Maurício corso falou sobre a importância da implantação do sistema municipal de cultura.
A maestrina Solange apresentou o TOM musical, programa voltado a formação em música atravéz de interação e internet. Para participar é necessário ter entre 06 a 10 computadores
conectados, espaço físico reservado, 01 monitor com conhecimentos básicos de teoria musical.
O Professor Bonfim destacou a capacitação como ferramenta de fortalecimento dos coletivos culturais, da necessidade de elaborar bons projetos, participar das discurssões acerca das políticas públicas e das articulações para compor a rede.
Claudiana Figueiredo, representando o SEBRAE, nos acenou com a possibilidade de atividades futuras em conjunto com o SEBRAE, no projeto Turismo e Cultura na Costa do Cacau.
O nosso Representante territorial, Anderson apresentou as conferências de cultura, respondeu dúvidas e anotou sugestões.
Luiz Dantas foi convidado a falar do I encontro dos Pontos de Cultura da Bahia e do II fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, onde nova coordenação foi eleita, passando o fórum a ter 01 representante de cada território de cidadania,onde foi eleito Luiz Dantas da ACAI representante do território litoral sul na coordenação dos pontos de cultura da Bahia. Destacou a importância dessas oportunidades para troca de experiências e informações. Faltou tempo para tanto assunto.
A reunião terminou num clima de otimismo.

sábado, 11 de julho de 2009

I Encontro dos Pontos de Cultura da Bahia


" Não era peixe não era, era Iyemajá rainha
Cantando ciranda ciranda, no fundo do mar".
Posted by PicasaO I Encontro dos Pontos de Cultura da Bahia aconteceu num clima de alegria e confraternização, a oportunidade de reencontrar e conhecer amigos , colegas de trabalho e de ofício, trouxe a emoção a todos que se abraçaram nestes três dias da programação.
Os Ponteir@s se encontraram no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento teve início no dia 08 e durou até o dia 10 de julho de 2009.Na abertura contou-se as presenças do Governador do Estado o Sr. Jaques Wagner, do Secretário Nacional de Programas e Projetos do MINC o Sr. Célio Turino, Do Secretário de Cultura da Bahia o Sr. Márcio Meirelles, da Superintendente de Cultura da Bahia a Drª Ângela Andrade, da Coordenadora dos Pontos de Cultura da Bahia Sophia Rocha, Do Representante da Bahia na Comissão Nacional dos pontos de Cultura, da Presidente do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia a Srª Normelita, do Diretor-Geral do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) o Sr. Júlio Rocha, da Diretora Executiva do Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza (FUNCEP) Maria Mota.
No segundo dia do encontro aconteceu o II Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, onde foram discutidos temas relevantes a rede e a auto sustentabilidade dos Pontos. Foi também eleita a nova diretoria do Fórum e foi decidida a representação de todos os territórios na comissão. Assim sendo, foram eleitos 26 representantes territoriais que comporão a nova comissão, e ficou decidido que a atual comissão vai trabalhar em conjunto durante a fase de transição com a comissão anterior.
Para o Território Litoral Sul foi eleito o Sr. Luiz Dantas, Coordenador do Ponto de Cultura da Associação do Culto Afro Itabunense, da cidade de Itabuna, e como suplente o Sr. Letto Nicolau do Ponto de Cultura CAIS da cidade de Ilhéus.A expectativa é que esses representantes territoriais possam articular e divulgar junto aos outros Pontos do seu território, prefeituras municipais, Secretarias de Cultura e demais entidades que ainda não são Pontos de Cultura oficiais, as políticas públicas do estado, sistema estadual de cultura, lei orgânica da cultura, municipalização da cultura, organização das conferências de Cultura que iniciam em setembro em todos os estados, apoios e parcerias que tragam benefícios as atividades dos Pontos, garantindo a continuação do Programa Pontos de Cultura, através da conscientização da comunidade sobre a importância desse e de outros programas implementados por este governo.
Foram anunciados novos editais a serem lançados imediatamente, voltados as atividades dos Pontos.
Aconteceram encontros territóriais e temáticos, trazendo a tona a realidade dos pontos, dificuldades e sucessos, buscando no diálogo a troca de experiência e a parceria entre as instituições culturais do estado da Bahia.

Arquivo do blog