Hoje, 11 de agosto de 2025, foi um dia especial para as famílias Oyá Funké e Dantas. A matriarca, Mãe Vanda, foi homenageada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) com o Certificado de Premiação de Mestra da Cultura Popular, entregue pelo Diretor Presidente Aldo Rebouças.
O reconhecimento celebra a trajetória de mais de 40 anos dedicados à comunidade que ela fundou em 1981, demonstrando sua humildade e compromisso com sua ancestralidade.
Além de ser uma respeitada Iyalorixá e mãe de netos e bisnetos — tanto de sua família natural quanto espiritual —, Mãe Vanda fundou em 1987 a Associação do Culto Afro-Itabunense (ACAI). A ACAI é um Ponto de Cultura reconhecido em níveis estadual e federal, e também foi agraciada com a Premiação Cultura Viva, agora pelo município de Itabuna
Essas honrarias destacam o trabalho essencial da instituição na manutenção das tradições e da cultura dos povos de matriz africana no Litoral Sul da Bahia. O reconhecimento é resultado de anos de dedicação em atividades como:
Oficinas de arte e educação: teatro, dança e percussão afro;
Aulas de capoeira e artesanato: valorizando as tradições locais;
Cursos de tecnologia: informática, cultura digital e audiovisual.
Além disso, a ACAI promoveu palestras, seminários, vivências, atividades sociais e o mapeamento dos terreiros locais. A associação também atuou em parceria com outras comunidades, grupos culturais e Pontos de Cultura, e lideranças, fortalecendo a articulação institucional nos âmbitos municipal, estadual e federal por meio de uma efetiva participação social, em defesa da cidadania, da cultura e da promoção da igualdade racial.
LEI N° 14.399/2022 -"POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA- PNAB em ITABUNA
"Uma árvore forte não se esquece de suas raízes."
Provérbio popular africano
Fotos: Acervo Ponto De Cultura ACAI