segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Mãe Vanda recebe premiação de Mestra da Cultura Popular por sua trajetória!




​Hoje, 11 de agosto de 2025, foi um dia especial para as famílias Oyá Funké e Dantas. A matriarca, Mãe Vanda, foi homenageada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) com o Certificado de Premiação de Mestra da Cultura Popular, entregue pelo Diretor Presidente Aldo Rebouças.

​O reconhecimento celebra a trajetória de mais de 40 anos dedicados à comunidade que ela fundou em 1981, demonstrando sua humildade e compromisso com sua ancestralidade.

​Além de ser uma respeitada Iyalorixá e mãe de netos e bisnetos — tanto de sua família natural quanto espiritual —, Mãe Vanda fundou em 1987 a Associação do Culto Afro-Itabunense (ACAI). A ACAI é um Ponto de Cultura reconhecido em níveis estadual e federal, e também foi agraciada com a Premiação Cultura Viva, agora pelo município de Itabuna

​Essas honrarias destacam o trabalho essencial da instituição na manutenção das tradições e da cultura dos povos de matriz africana no Litoral Sul da Bahia. O reconhecimento é resultado de anos de dedicação em atividades como:

​Oficinas de arte e educação: teatro, dança e percussão afro;

​Aulas de capoeira e artesanato: valorizando as tradições locais;

​Cursos de tecnologia: informática, cultura digital e audiovisual.

​Além disso, a ACAI promoveu palestras, seminários, vivências, atividades sociais e o mapeamento dos terreiros locais. A associação também atuou em parceria com outras comunidades,  grupos culturais e Pontos de Cultura, e lideranças, fortalecendo a articulação institucional nos âmbitos municipal, estadual e federal por meio de uma efetiva participação social, em defesa da cidadania, da cultura e da promoção da igualdade racial. 

LEI N° 14.399/2022 -"POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA- PNAB em ITABUNA 


​"Uma árvore forte não se esquece de suas raízes."

Provérbio popular africano



Fotos: Acervo Ponto De Cultura ACAI 








sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Pesquisa Nacional: Diagnóstico Econômico da Cultura Viva

 




Você faz parte de um Ponto de Cultura ou atua em redes culturais pelo Brasil? Então sua voz é fundamental!


A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC) e o Consórcio Universitário Cultura Viva lançam pesquisa que busca traçar o diagnóstico sobre a situação econômica dos Pontos e Pontões de Cultura.

O Diagnóstico Econômico da Cultura Viva é uma pesquisa nacional que busca entender como as iniciativas culturais impactam a economia local, os territórios e os modos de vida. O estudo tem o objetivo de produzir dados, indicadores e evidências no campo econômico, de modo a subsidiar ações voltadas à sustentabilidade e geração de renda dessas iniciativas culturais comunitárias.

É uma oportunidade de mostrar a força e o valor do trabalho cultural que transforma comunidades todos os dias!

📝 Como participar?
Acesse o formulário oficial e preencha com as informações sobre sua experiência, desafios e realidades no campo da cultura.

📌 Participe e fortaleça o Cultura Viva como política pública de base comunitária: https://pesquisa.meupontomovimenta.org/form
Ao preencher este formulário, você autoriza, de maneira livre, informada e inequívoca, o tratamento dos seus dados pessoais pelo Consórcio Universitário Cultura Viva e pelo Ministério da Cultura exclusivamente para as finalidades de pesquisa acadêmica e divulgação científica das informações por ela geradas. Seus dados serão tratados com responsabilidade, armazenados de forma ...

Atenciosamente,

 

              

 


Leandro Anton

Coordenador Geral de Articulação da Cultura Viva

Diretoria da Política Nacional de Cultura Viva   

Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural

Ministério da Cultura

+55 (61) 2024-2964

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 2º andar

Bairro Zona Cívico-Administrativa, Brasília/DF, CEP 70068-900

www.gov.br/culturaviva

Arquivo do blog